sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

modalidade bmx

BMX (Bicycle Motox ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 polegadas.
Surgiram no estado da Califórnia nos Estados Unidos no final da década de 1960
As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo desporto. Algum tempo depois, as crianças comecaram a criar manobras com suas bicicletas que não precisavam das pistas de terra, eram feitas nas ruas. Eram manobras somente com a bicicleta, ou ainda em pistas de skate, febre da época. Surgia o Estilo Livre, ou Freestyle. As primeiras manobras foram inventadas por pilotos mundialmente famosos como Bob Haro, R.L. Osbourn e outros.
O BMX chegou com toda a sua força no Brasil em 1978, sendo chamado de bicicross.
O BMX, que para alguns um desporto e para outros estilo de vida, é caracterizado pelas manobras que vão desde as simples às arriscadas, e sempre onde é praticado chama a atenção do público por ainda ser um esperte novo e pelo belo visual conferido pelas manobras e pela emoção sentida pelo público a cada manobra arriscada.
Actualmente o BMX já está entre os maiores desportos de acção do mundo, sendo inclusive um dos que mais cresce em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo e também no Brasil, existindo inclusive, a "copa do mundo" de BMX, o Campeonato Mundial de BMX, realizado anualmente.

2 comentários:

Amaral disse...

David
Estava a ver que não punhas novo post.
O BMX é interessante e quando bem praticado, proporciona-nos belos espectáculos.
Bom fim-de-semana
Abraço

Amaral disse...

Olá David
Passei para te deixar um abraço e desejar uma Santa Páscoa.